quarta-feira, 26 de março de 2008

Tanti auguri a te

Pode parecer estranho atribuir sexo a uma cidade. Porto Alegre, que tem alma, eu vejo feminina. Caprichosa e temperamental, é a um só tempo provinciana e avançadinha, mantendo hábitos recatados, porém sem nunca perder o compasso com o nosso tempo. Metrópole, é neurótica, opiniática e exigente. Também aldeia, é pudica, singela e dócil.

Sensualmente lânguida, se deita estirada no seu sinuoso contorno fluvial. Dominadora e envolvente, avança voraz sobre os morros, pelos vales e pelas planuras. Impetuosa, lança-se alto em pontas de concreto. Fogosa, vibra entrelaçada por artérias dinâmicas e congestionadas. Ciumenta, esconde com o muro seu perfil mais lindo.

É faceira quando se veste com as flores do jacarandá, anunciando a primavera, e é manhosa ao se derreter nos dias tórridos de verão. Romântica, se pinta toda nos fins de tarde, no outono. Malvada, venta fria e cinzenta nas noites de inverno.

Joaquim da Fonseca. Mas podia ser meu, só que não tão bem escrito. Porto Alegre é bem assim. Incrivelmente me sinto igual. Parabéns!

4 comentários:

maysa disse...

Marie! Tu és PORTO ALEGRE!!!! beijinhos, te adoro...

maria paula letti disse...

ter amigo é bem bom mesmo! :) lindoca da maria! bj

Angélica Seguí disse...

:)
mandei email pra vc
bj

Anônimo disse...

The best slot machines on the internet
The best slot machines online. Best slot machines online. Best slot machines online. Best slot machines online. Best slot machines online. Best slot machines online. Best slot luckyclub.live